domingo, 15 de março de 2009

Egocentrismo.com

Estava à pouco conversando com a minha grande e linda amiga Lú. Conversando sobre ela, sobre as pessoas, sobre nós e me surgiu a dúvida: o que faz um momento especial? Além dos milhões de detalhes que estão fora do nosso alcance, tudo nesta vida é feito de escolhas.
Quando você prefere sair ao ficar em casa entediado, quando você faz algo realmente nobre e sem esperar nada em troca por alguém, apenas porque você quis fazer ou simplesmente quando você faz algo para e por você mesmo! E não sei porque a última constatação por vezes gera olhares repreendedores das pessoas, como se ao escolher fazer algo por mim - e assumir isso - me tornasse a egocentrista insensível.
Qual o problema em exercer um pouco de egocentrismo?!?!?!Nos dias de hoje, as ações são bem mais rápidas e eficazes que as explicações. Ações sempre têm consequências, e trazer positividade para si próprio, ao meu ver, nunca foi e nunca será algo ruim. Além do mais, em uma frase clichê, (e como já disse, a maioria dos clichês são praticamente verdades absolutas) "Seja a mudança que você quer ver no mundo".
Portanto, se eu escolho um dia ficar mais bonita, trabalhar mais, ser mais determinada, confiante ou até mesmo sair pra dançar e esquecer até mesmo quem sou eu...bom, talvez não seja egoísmo da minha parte. Talvez, por alguma razão cósmica que está muito além do meu vão conhecimento, todas as minhas escolhas tenham um porquê muito bem definido que vai mudar o mundinho à minha volta de alguma forma. Este pensamento me conforta um pouco...quem sabe assim não fica fácil ser mais egocentrista com menos culpa.

4 comentários:

  1. eu tb acho isso engraçado de as pessoas repreenderem quando vc faz algo exclusivamente pra vc! e eu vivo fazendo essas coisas. me sinto meio culpada as vezes por isso, mas na maioria do tempo eu acho que eu é certa de querer o meu bem primeiro hahahaha
    beijos bem!

    ResponderExcluir
  2. Oeeee......

    Nossa, Egocentrismo, tema interessante........

    ^^

    Olha, em 1º lugar, o fato de ser ou não ser egocentrico, as vezes egoísta, mimado, enfim achu que exitem "N" coisas que definem o termo, mas nem por isso creio que sejam caracteristicas ou personalidades ruins..........

    Bem, logo quando vc começa a falar de escolhas, me identifiquei com a ideia, mas veja, um egocentrismo exagerado, nem sempre vem apenas de vc, apenas da sua vontade de querer mais que todo mundo prontoeacabou.........muitas vezes a gente age por impulso a uma força maior, a um objetivo maior, tanto que nos concentramos tão fiemente envolvidos nisso que nos esquecemos do que acontece a nossa volta!!!!!

    "razão e emoção"

    Na minha opinião, achu que egocentrismo tem muito dessas duas coisas, pra mim ultimamente tem sido assim, um egocentrismo pela razão que gera sensação de ser e estar, e pensar antes de agir......
    E algumas vezes um egocentrismo tal que a emoção, o sentimento, o desejo, a felicidade própria(ou ao lado de uma pessoa), vão tão além dos seus principios, vão além mar, passam as espectativas, passam por cima da razão, que ela acaba ficando meio ao vão......

    "razão e emoção"?!?!?!


    qual seria a melhor forma de egocentrimo então??


    HOJE, eu escolhi, gostar primeiro de mim. A partir do momento que vc gosta de si mesmo de verdade, sem mentiras, pode crer que vc pode ser apaixonar, ou gostar de alguém sem culpas, sem remorços.......


    é meio que acabei desabafando aqui,(sem querer) mas me sinto melhor!!!!!!


    BEM melhor ^^



    Bjaumm Camila, OTIMOOO POST como sempre, bju e bjus, até a próxima!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. AI que lindo eu estou no seu blog!!!!!!!!!!
    Realmente nós vivemos em constantes conflitos internos e externos, lutamos contr os nossos desejos e vontades somos reprimidos por padrões da sociedade. E neste mundo de conflitos esquecemos de quem somos e como somos.
    As nossas reais sensações deixam existir e passa a predomidar a nossa mascara socialmente aceita.
    Mas essa mascara nos machuca e nos faz sofrer pq perdemos a referencia do nosso verdadeiro eu..
    precismos lutar pelo o que somos e aceitar como somos sempre...Pois somos exatamente como devemos ser..Somos seres que acertanmos erramos e falahamos e isso faz que crescemos cada dia mais...
    Beijos te amo mtuito suas reflexões são maravilhosas como vc, que me ajuda sempre nesta caminhada que se chama vida.....
    te amo milalinda!!!

    ResponderExcluir

Escreve aí o que você achou do que eu escrevi....ou escreve o que você não achou...ou escreve o que você quiser...ahhh...escreve aí!